domingo, 23 de outubro de 2011

Machu Pichu - Peru - América do Sul



História:

O idioma falado no Império Inca era o Quíchua. No ano de 1200 e 800 a.C., já se dedicavam ao plantio do milho e à cerâmica. Dominou o Peru, a Bolívia e o Chile. Sua capital era Cuzco, a 3000 metros de altitude nos Andes. O governo era teocrático: o inca, primeade.
• A da
iro, Manco Capac, era filho do Sol. Viviam basicamente da agricultura, sendo a terra que pertencia ao governo, que entregava ao povo. Em cada distrito os campos eram divididos em três partes:
• A produção da primeira parte era dividida entre a comunid
segunda parte destinava-se ao Culto do Sol.
• E a da terceira parte, ao imperador, o qual mantinha os funcionários, o exército, artífices, os doentes, e a garantia de alimentação do povo em épocas de calamidades.





Texto de Haroldo e Flávia de Faria e Castro - Revista Geográfica Universal, Setembro de 1981

"Machu Pichu não precisa de grandes apresentações. Foi e continua sendo uma fonte inesgotável de comentários, idéias, teorias e poesias, tudo que possa fazer trabalhar a imaginação e nada melhor que esta para encontrar adjetivos e exaltações em homenagem a esse impressionante conjunto de pedras talhadas.

De fato Machu Pichu que significa em Quéchua montanha ou pico velho, é apenas um nome geográfico, referindo-se ao monte que abriga essas ruínas. Quanto à cidade em si sua identidade, envolta de enigmas e mistérios, é procurada até hoje.

Tudo começou no início do século XX, quando o professor de história das Américas da Universidade de Yale, Estados Unidos, Dr, Hiram Bingham, decidiu estudar mais profundamente a Confederação Incaica.


Fortemente intrigado quanto ao desaparecimento desse povo, Bingham procurava uma cidade perdida, a dos Incas de Vilcabamba, último reduto daquela grande confederação, então assolada pela invasão espanhola.

Após repetidas viagens anteriores, nas quais Bingham realiza expedições que aproximam cada vez mais de sua meta, no dia 24 de Julho de 1911 o jovem arqueólogo encontra-se frente a uma surpreendente descoberta: uma cidade magnificamente construída e localizada como um ninho de condor entre as altas escarpas dos Andes. É o próprio Hiram Bingham quem dá esta descrição:

" Não existe lugar nos altiplanos peruanos que seja melhor defendido por baluartes naturais: um canhão estupendo cuja rocha é de granito e cujos precipícios são frequentemente escarpados de mil pés, com dificuldades que atemorizam o mais ambicioso dos andinistas modernos".

"Para impedir que os inimigos ou visitantes não desejados alcançassem seus santuários e templos, confiaram primeiro nas correntezas do rio Urubamba, que são perigosas mesmo na época de seca e absolutamente intransponíveis durante pelo menos seis meses do ano. Pelos três lados, essa era a sua linha de defesa. Pelo quarto lado, o maciço de Machu Pichu é acessível apenas desde a chapada das alturas e somente por uma trilha estreita como um fio de navalha, flanqueada por precipícios".

Os anos seguintes foram consagrados à limpeza da vegetação que escondia o alvo granito dos muros da cidade, dando-lhe a partir de então a aparência luminosa de uma cidade de mármore.

É o momento também das descobertas arqueológicas que nem sempre trariam respostas. Foram recolhidas mais de 500 vasilhas de barro e centenas de peças de bronze que incluíam: facas, cinzéis, estiletes, espelhos, pinças, anéis, pulseiras, sinetes, todos confeccionados por uma liga que comprovada cientificamente não-acidental, obedecia a certas regras metalúrgicas segundo o tipo de objeto fabricado.

Em princípio, os arqueólogos e estudiosos pensaram que Machu Picchu fora construida durante o período da invasão espanhola, mas, recentes estudos apontam que Machu Picchu fora construida antes da invasão... segundo eles por volta do século XV..."




Eu (Rita) penso que essa data pode recuar e muito.... uma vez que os “estudiosos” ortodoxos não admitem, de modo geral, uma idade muito remota ao “Novo Mundo”  ignorando por completo evidências que levam a crer que os povos americanos são contenporâneos dos egipcios, sumerianos e indus, e que estes são muito mais antigos do que a História Oficial pretende datar...mas isso é outro assunto...

Mais uma vez – da mesma forma que em todos os outros sítios arqueológicos – Machu Picchu foi construida de acordo com conhecimentos adiantados de astronomia, onde as posições e eixos das construções obedecem os equinócios e a conhecimentos astronômicos.

Estudos demonstram que a cidade foi construida sem interrupção e as pedras que formam as paredes e muros estão tão perfeitamente assentadas que entre elas não há vãos – do mesmo modo como acontece nas edificações Egipcias –

Ao que parece Machu Picchu foi gradualmente abandonada entre os séculos XVII e XVIII
 








para facilitar o entendimento coloco a planta de Machu Picchu


.

e percorremos a área em verde da planta...

.

.


.

.

.
.


.

.

.

.



.

.

.

.


.
.

.



.

.

.

.
.
abaixo uma panorâmica, mesmo que parcial,
acompanhada da planta de Machu Picchu
para ajudar a entender a cidade.....

é grandioso né mesmo?





.

.

.

.
 

.


.
e só me resta agradecer a audiência

e contar de minha alegria de ter podido proporcionar à todos

uma bela viagem (mesmo que virtual)
.
E assim termina (por hora) esse passeio
eu fico com sabor de missão cumprida

e com a esperança de que
no dia que estiverem lá se lembrarão de mim...

bjssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

4 comentários:

  1. Olá Rita, adorei seus comentários, estou cursando graduação em Turismo e tudo que você mostrou aqui deu um panorama maravilhoso da cidade de Machu Pichu, realmente parece que estamos realizando um tour. As informações que encontrei aqui terão uma grande importância em meus estudos. Muito obrigado por dividir com outras pessoas essa maravilhosa experiência. Um grande abraço. Vania Fenandes.

    ResponderExcluir
  2. oi Vania
    Seja bem vinda

    Fico muito feliz de saber que essa postagem poderá ser útil à vc.

    Um abraço e mitas felicidades em seus estudos e vida profissional

    bjsssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia Rita!! Seus documentários são de uma Contemplação!!!! Adoro!!! Machu Pichu é poesia pra mim. Obrigada pela oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi querida
      que bom que gostou

      Machu Pichu é lindo mesmo

      bjssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

      Excluir

LinkWithin